segunda-feira, 27 de setembro de 2010

The Cleans: Um grupo canoense da Jovem Guarda

Grupo "Os Cleans", surgido em Canoas nos anos 60, depois segiu para o Rio onde gravou Cds (vinil) e participou de diversos programas de repercussão nacional, como a "Jovem Guarda", pontificado pelo "rei" Roberto Carlos, o "tremendão" Erasmo Carlos e a "ternurinha" Wanderléa e "O Bom" , comandando pelo cantor Eduardo Araújo. Na foto do "Acervo Particular Xico Júnior",  a primeira formação: Santamaria, Soneca, ..., Zé e Nei Cardoso.
O grupo The Cleans, ou Os Cleans, iniciou a sua trajetória em Canoas, ainda na década de sessenta, onde animou muitos bailes e soirées dançantes, freqüentadas pela juventude dos anos diamantinos no Clube de Bolão Gaúcho, Sociedade Canoense de Caça, Pesca e Tiro, Grêmio Esportivo Niterói e outros mais. Depois, visando galgar sucesso, rumou para o centro do País.


  Em 1966 o grupo venceu a fase regional do concurso Primeiro Encontro Nacional da Jovem Guarda e classificou-se para a grande final realizada na TV Record, de São Paulo, ficando em segundo lugar. Na capital paulista passaram a acompanhar vários artistas em shows e em seguida foram contratados pela TV Excelsior - Canal 9 para atuarem no Programa "O Bom", comandado pelo cantor Eduardo Araújo. E em 1967 gravaram seu primeiro disco no selo Pauta.

Os Cleans foi um dos primeiros grupos do Rio Grande do Sul a introduzir o vocal em suas apresentações e o pioneiro na utilização da guitarra com alavanca, entretanto, a trajetória em São Paulo foi realizada com dificuldades. A formação original foi: Zé, Vasques (canoense), Nei CArdoso (canoense), Carlos Roberto e Paulo no sax, em seguida Tony Osanah, (dos Beat Boys) que ficou alguns meses. O conjunto sofreu várias alterações. Em 1968 teve início a formação mais duradoura indo até 1971: Zé, Vasques, Ney Cardoso, Carlos Roberto e Lairton. Gravaram dois compactos na RCA Victor: Chick - A- Boom, em 1968, e Nova Geração, em 1969. Participaram dos programas: "Almoço com as Estrelas", "Astros do Disco", e "Jovem Guarda", entre outros. Acompanharam o Hermes de Aquino no IV FIC (Festival Internacional da Canção) e também a cantora Laíz Marques em "Sala de Espera".
Chick-A-Boom - 1968

* Para ampliar as fotos basta um click sobre as mesmas.

** Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br
.

14 comentários:

  1. Ok! Qual deles? E se tens mais informações nos passe por gentileza.

    O blogueiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sonéca wh meu primo, e eu e meus filhos estamos organizando um tributo ao grupo, meus filhos estão ensaiando uma música e vamos gravar um vídeo na casa do sonéca... Me procure gianso30@gmail.com

      Excluir
  2. um deles eh meu pai....senhor chico so filho do jose roberto, fundador des grupo...meu face book eh edrian roberto..

    ResponderExcluir
  3. Sr. Chico
    Os clens eram um grupo de Porto Alegre . Mais precisamente do Bairro Gloria. O fundador foi José Robeto e a primeira formação foi com Zé - Guitarra, Vasques - Contra-baixo, Soneca -bateria(carlos Roberto) e Marcelo - Guitarra. Este ultimo substituido por Nei pouco tempo depois.
    Após o fim da banda em 1970 , todos seguiram caminho opostos.
    O que sei é que Zé e Vasques fundaram o Impacto Marcelo tocou em varias bandas e possui hoje um estudio e Soneca trabalhou na Rede Globo inclusive como duble até os anos 80.
    tenho fotos e artigos da epoca que gostaria compartilhar.
    Atenciosamente
    Marco Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco da Barão do Amazonas??? Se for, os ensaios eram aqui em casa na Voltaire Pires e Malheiros..

      Excluir
  4. Os Cleans surgiram no BAIRRO GLÓRIA em POA. Abreices.

    ResponderExcluir
  5. A idéia inicial, conforme informações pesquisadas junto a fontes fidedignas, foi de dois integrantes que moravam em Canoas na época da criação do grupo: o Ney Cardoso e o Santamaria. Porém, se reuniram e começaram a tocar em Porto Alegre. Daí dizer que teve origem em Canoas.

    ResponderExcluir
  6. O Conjunto THE CLEANS nasceu na Rua Caldre e Fião, na casa do Marcelo. O primeiro baixista foi o Cláudio Pinto, o Palito. Formavam com: Renato Axelrud, sax - Cláudio Palito, baixo - Marcelo, guitarra base - Zé Roberto, guitarra solo - Vasquez, guitarra base e solo - Zé Adolfo, baterista. Basta conferir a foto em preto e branco em IMAGENS DOS CLEANS. Depois daquela fotmação é que OS CLEANS foram para São Paulo. Esta, sim, é a verdadeira história dos CLEANS. AS FORMAÇÕES ACIMA NÃO CORRESPONDEM AO PIONEIRISMO. São válidas, porque são históricas. Mas não são dos fundadores. O primeiro contra baixo eletronico de Porto Alegre foi o meu; construído pelo "Seu" Adão e o Zé, lá da Mil Sons.
    Cláudio Pinto (Palito)

    ResponderExcluir
  7. Sem esqucer a válvula - 6L6
    Abraços aos camaradinhas.

    ResponderExcluir
  8. Amigos leitores! Tenho recebido bons comentários sobre o The Cleans, porém cada qual apresenta um novo fundador e outros novo local de surgimento. Ora é no bairro Glória ora no bairro Partenon. Gostaria que os que assim se manifestam enviem fotos e algo que efetivamente comprove onde de fato começou o Grupo The Cleans. O que posso assegurar, como já fiz em outro comentário, é que o The Cleans surgiu da iniciativa de dois canoenses Ney Cardoso e Santamaria. No mais o que tenho recebido são afirmações contraditórias. Fico no aguardo de fotos e provas de onde de fato o The Cleans surgiu, já que há os que discordam das minhas informações e outros que se contradizem. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Amigos leitores! Tenho recebido bons comentários sobre o The Cleans, porém cada qual apresenta um novo fundador e outros novo local de surgimento. Ora é no bairro Glória ora no bairro Partenon. Gostaria que os que assim se manifestam enviem fotos e algo que efetivamente comprove onde de fato começou o Grupo The Cleans. O que posso assegurar, como já fiz em outro comentário, é que o The Cleans surgiu da iniciativa de dois canoenses Ney Cardoso e Santamaria. No mais o que tenho recebido são afirmações contraditórias. Fico no aguardo de fotos e provas de onde de fato o The Cleans surgiu, já que há os que discordam das minhas informações e outros que se contradizem. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Na foto inicial identifico, da esquerda para a direita o segundo(loiro) que era o baterista. Saiu depois para ser baterista do Som 4(de saudosa memória). O último(bem da direita) era o magrão Ney.As divergências sobre a formação do grupo são naturais. Cada um conta o que sabe/lembra/viveu.Tem que juntar às pecinhas e ir montando em um formato lógico/cronológico.

    ResponderExcluir
  11. O sujeito de óculos, ao centro da foto inicial, não era, acho, do grupo.Estava entregando a taça/troféu ao grupo. Lembrei agora que, certa feita, eu estava eu na Adega Espanhola no centro de Porto Alegre e tocava os Cleans. "fechou o maior pau" e voaram cadeiras/mesas/garrafas que acabaram com a festa e destruiram os amplicadores dos Cleans. Um do grupo me disse "acabamos de comprar os amplificadores".

    ResponderExcluir