quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

COMEMORANDO 50 ANOS: Show Musical Caravelle surge no início dos anos diamantinos


A inspiração do nome do blog

Primeiramente é preciso explicar e justificar a razão do título desse inédito e histórico blog. O nome surgiu da inspiração da mãe dos meus filhos quando, em meados dos anos 80, este blogueiro juntamente com João Abílio Boll e César Horos, por sugestão da ecônoma e banqueteira Maria de Moura Horos, promovemos, no salão social da Associação dos Ex-Alunos do La Salle, na rua Muck, centro de Canoas-RS, o baile intitulado "No Tempo da Cuba-Libre". A idéia era realizar um evento social que fugisse da mesmice que pululava em todos os clubes de Canoas e oportunizar aos saudosistas o resgate das lembranças do tempo da adolescência. 
A expectativa era grande, mas havia um quê de desconfiança quanto o sucesso do baile pela descrença de alguns pessimistas quanto ao estilo de músicas que faria a animação da festa: músicas dos anos 60. Tal desconfiança se deveu ao fato das músicas dos anos diamantinos já não estarem mais rodando nas emissoras de rádio, portanto fora da pauta das seleções musicais radiofônicas e das próprias emissoras de televisão. O que vigorava, nos anos 80, era o estilo e o gênero de músicas eletrônicas, que se utilizava de instrumentos eletrônicos como sintetizadores, gravadores digitais, baterias, teclados, guitarras elétricas e baixo elétrico, etc, usadas pelas bandas pop, que misturavam diferentes estilos musicais. Numa melhor explicação, um estilo subgênero do rock´n roll, do rockabilly, blues, música country e rhythm and blues, que produzia ritmos mais "rápidos, dançável e pegajoso". Já na década de 70, o rock incorporou influência de gêneros como o soul music, o funk e de diversos ritmo de países sul-americanos. Ainda naquela década, foram gerados, a partir do rock; o soft rock, o glam rock, o heavy metal, hard rock, o rock progressivo e o punk rock, muito executados nas concorridas discotèques, agitadas com grupos de jovens fazendo danças coreográficas sob os efeitos da luz estraboscópica.

Assim, determinados, acabei por levar LPs (Long Plays de vinil) da minha coleção particular, com músicas (rocks e baladas) interpretadas por cantores, como: Trini Lopes, The Platters, Élvis Presley, Chubby Checker, as baladas românticas interpretadas pelos cantores italianos, como Sérgio Endrigo, Peppino Di Capri, Nicola Di Barri, Bobby Solo, Nico Fidenco, Rita Pavone, Domenico Modugno e tantos outros que fizeram sucesso naquela época diamantina. À entrada cada casal recebia uma cortesia: os homens uma dose de "cuba-libre" e as mulheres um saquinho de pipoca. 
O baile foi aberto com a entrada triunfal do pequeno Aguiar, no melhor estilo James Dean no filme "Juventude Transviada", ou seja, de óculos escuros, jaqueta de couro e calças jeans, dirigindo uma lambretta e tendo como carona "una bella ragazzina". Depois de manobras no centro do salão com a dita lambretta e sob aplausos esfusiantes, Aguiar e sua companheira deram um show de "rock´n roll" e "twist". Resultado: Não havia mais lugar para uma pessoa sequer, já que os convites haviam se esgotado dias antes da festa, o que nos surpreendeu, enquanto uma fila se formava do lado de fora do salão completamente lotado, na expectativa de conseguir um lugarzinho prá entrar. 
Assim, o sucesso do baile foi a consagração do nosso esforço e do estímulo da ecônoma Maria Horos.

Tal evento provou - e comprova - que em cada um de nós sempre haverá um mínimo de sentimento de nostalgia, ainda que o negamos por vergonha de dizer que vivemos do passado ou no passado, ou por uma vaidade oca de verdade. A memória, em quem nega o nostalgismo, é verdadeiramente pérfida. Basta um breve papo de 15 ou 30 minutos com um amigo para que muita coisa do passado emerja e passe a ser o rebu (de rebuscado) do bate-papo. O passado acaba sempre revelado, o presente preservado e o futuro um sonho a ser sonhado. Essa é a real, espontânea e inconsciente essência da manifestação, da vida e da forma de comunicação do ser humano, até mesmo dos pessimistas em relação aos atos e fatos nostálgicos. E disso ninguém escapa, pois todos nós todos os dias estamos historiando o passado, ainda que inconsciente ...

1949 - Quarteto Canoense de Música de Câmara

A memória tem que ser preservada por quem a constrói. Quem perde a memória, perde a vida, perde a bússula do tempo e perde o norte da própria vida. Não podemos ficar "jubilados", como diz o espanhol. A "idade madura", que se refere aos idosos, jamais aos erronemanete chamados de velhos, é essa bússula, esse norte da vida, que preserva nossas raízes e nos guia para o futuro em bases sólidas, posto que nada surge do nada.

Em novembro de 1949, conforme registra em seu livro "As Origens de Canoas", o jornalista, poeta, tradicionalista e historiador João Palma da Silva, preservado nos anais do Museu de Canoas, era fundado o Quarteto Canoense de Música de Câmara, formado por Ernâni Fibrônio de Freitas, então o primeiro violino; Albrech Frank, o segundo violino; o professor Eberhard Frank, no violoncelo e Ingo Sudhaus, no piano. Esse foi, provavelmente, o primeiro movimento de cultuação da música em Canoas que, apesar da boa intenção e vontade dos talentosos músicos, não durou muito tempo.
Mas resta esse registro para os anais da história musical de Canoas, uma cidade cada vez mais desrespeitada quanto à sua cultura artística e literária e, assim, sempre em busca da sua identidade histórica.

Ernâni Fibrônio de Freitas, que por longos anos ocupou algumas secretarias municipais na Prefeitura de Canoas, onde sempre empreendeu importante papel no setor do desenvolvimento da cidade, foi casado com a professora Odete Yolanda de Oliveira Freitas, que a conheci ainda no antigo e, infelizmente destruído prédio histórico do colégio André Leão Puente, então na rua Victor Barreto, esquina Napoleão Laureano, e, assim, formaram uma das famílias tradicionais de Canoas, com os filhos ..., Paulo, Armando, Ernâni, e ..., tornando-se personalidade de reconhecido respeito, idoneidade, enquanto soube como poucos conquistar a amizade de quem o conheceu. Hoje, depois de décadas residindo na rua Coronel Vicente, passou a morar em Porto Alegre, com sua segunda esposa, a odontóloga Lourdes.
E no último dia 06 de outubro Ernâni Fibrônio de Freitas, 92 anos de idade, morreu em sua residência.
* 25 / 06 / 1918 - + 06 / 10 / 2010.
Caravelle: 1960 a 2010, 50 Anos de Sucesso.


Paulo Osni Finger veio da cidade de Caçador, Santa Catarina, para Canoas no ano de 1956 e sentou praça na 5ª Zona Aérea como soldado. Lá se vão 54 anos de Canoas, diz ele. Fez concurso para funcionário civil e foi aprovado, tendo desempenhado funções no Serviço Regional de Engenharia até a aposentadoria, em 1990.

Nesse período, em 1958, Paulo Osni Finger criou o conjunto OF e Seu Melódico (OF iniciais de Osni Finger). Depois veio o Conjunto Monte Carlo com a direção do ritmista José Carlos Dillenbourg dos Santos, o Escovão. No ano de1960, Finger e Escovão resolveram fazer uma fusão e assim nasceu o Show Musical Caravelle, escolhido, anos depois, como o melhor conjunto musical do Rio Grande do Sul de 1965, 1966 e 1967, tendo, inclusive, recebido uma placa: "Ao Show Musical Caravelle, o Melhor de 66, homenagem do Clube Riograndense - Montenegro 14.05.66". Em 1970, foi considerado como Conjunto Revelação, pela Zero Hora. Hoje, em sites de venda de relíquias, o LP Show Caravelle está cotado entre 57,00 e 60,00 euros.

A primeira formação do Conjunto Caravelle, que depois passou a se chamar Show Musical Caravelle (foto) cuja foi na Sociedade Lepoldina Juvenil, de Porto Alegre, que reunia o who´s who da sociedade gaúcha, era, da esquerda para a direita: Cláudio Alves (acordeon), Tony Geraldo (cantor), José Carlos Dillenbourg (bateria), Vitor ou Trolla (ritmo), Nelson dos Santos ou Pirandello (sax), Carlos Clemer (piano), Paulo Motta (guitarra) e Paulo Osni Finger (contra-baixo e violino).

O Show Musical Caravelle gravou um único disco (LP em vinil), "Show Caravelle" (foto), em 1969, pela Musidisc. Da fundção do Show Musical Caravelle, participaram vários e excelentes músicos de Canoas, como Nolar Darci Azambuja, Pirandello, Catulo, Glênio, Joãozinho, Costinha, Escovão, Cláudio Alves, Tony Geraldo, Clóvis Candal, Antoninho, Feijó, Edison e Baldo, entre outros possíveis, e não lembrados, músicos. O disco contém uma seleção com 21 músicas: 1) A Time For Us - 2) Que Pena - 3) Pout-porri Folclore Gaúcho - 4) Custe o Que Custar - 5) Good Morning Starshine - 6) Acquarius - 7) Cadê Tereza - 8) I´ve Got Your Troubles - 9) Eu Disse Adeus e 10) Minha Madrinha. E é complementado com "bônus" do The Jet Blacks: 11) Sleepwalk - 12) Guitar Man (Dance Witj Me) - 13) Apache - 14) Blue Star - 15) Theme For Young Lovers - 16) Midnight - 17) Pipeline - 18) Riders In The Sky - 19) Wonderful Land - 20) Peace Pipe e 21) The Lonely Bull.

O Show Musical Caravelle foi o primeiro conjunto do Estado a ter ônibus próprio. Com ele, fizeram apresentações em todo o Brasil e também no exterior. Pouca gente naquele tempo sabia onde ficava Canoas. Por isso, Paulo Finger mandou pintar, na lateral do ônibus, os seguintes dizeres: Show Musical Caravelle de Canoas - RS para o mundo.

O Show Musical Caravelle, além de ter animado centenas e centenas de festas, acompanhou grandes cantores como a pimentinha Elis Regina, o talentoso e irreverente Jair Ropdrigues, entre outros tantos, e por duas ocasiões animou a Festa dos Destaques, promovida pelo jornalista e cronista social Xico Júnior, quando fazia a outorga do Troféu Imagem, nos anos de 1974 e 1975, no Canoas Tênis Clube. Sempre ovacionado pelas suas apresentações.

Em 1960 Finger casou com a canoense Áurea de Vargas Finger, há 50 anos portanto, e tiveram dois filhos e três netos: Léo, Ramon e Luiza.

Hoje Paulo Finger é presidente da União Beneficente dos Servidores da 5ª Zona Aérea, reeleito e reempossado no início de janeiro, além de fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Canoas onde, diz, "Estou tentando colaborar com a administração para que a cidade fique cada vez melhor".

Assim, neste ano de 2010, o Show Musical Caravelle, que ainda atua no mercado sul-brasileiro animando bailes e festas, sob o comando de Costinha, comemora seu "JUBILEU DE OURO". Ou seja, 50 anos de ininterrupto sucesso. Lembro, por exemplo, que nos anos 60 e 70, a sua música de abertura e encerramento de cada baile ou festa, portanto a caracterítica ou tema musical do grupo, era "El Presidente", gravado inicialmente pelo Herber Alpert e Tijuana Brass, sustentado pelo talento do pistonista Nolar Darcy Azambuja, que no final dos anos 70, então como fotógrafo, foi meu sócio no "Bureau Xico Júnior". Anos depois retornou à música.

*** Para ampliar as fotos basta clicar sobre as mesmas.

9 comentários:

  1. Parabens pelo blog e pela escolha das informações sobre o Conjunto Caravelle, um marco na boa musica que animava a todos, e pela homenagem as estes músicos maravilhosos! Abs

    ResponderExcluir
  2. Por favor necessito saber noticias de um integrante do caravelle que atuava como cantor em 1978. havia também o vovô . voces tem comodar-me alguma informação de como encontrar o betinho? Roberto de Oliveira?

    ResponderExcluir
  3. Lamentamos, mas não temos informações sobre os dados solicitados. Quem poderá conseguir tais informações é o atual diretor do Show Musical Caravelle, que é um dos primeiros músicos do grupo, que parece ser o Costinha ou o Paulo Finger. Aí terás que localizar um dos dois.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de obter um contato para show do Grupo CAravelle.
    attipromoc@terra.com.br
    Obrigada
    Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ter o contato da Banda Caravelle
    attipromoc@terra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de parabenizar o blog, pelo resgate de um grupo que muito fez por nosso estado. Não sou bem da epoca deles, um pouco mais novo, mas tenho no seio de minha familia dois dos componentes. Um o Paulo Motta, primo mais velho e meu padrinho, e o hoje saudoso Carlos Clemer, que foi casado com minha prima, irmã do Paulo Motta. Minhas lembranças são apenas de comentarios da familia e deles. De suas viagens e bailes por este Brasil. Agradeço por me dar estas informações e poder descobrir mais um pouco deste grupo que é um marco na musica gaucha.
    Abraços e desejo que seja sempre iluminado desta forma, mostrando a nos quem é quem no Rio Grande do Sul.

    Namastê

    Paulo Leonardi

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite!
    Sou Antoninho, fiz parte do primeiro Show Musical Caravelle, gravamos um LP, como posso conseguir???
    Att.
    Antoninho
    claricematthes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Antoninho!

    Lamentavelmente deu um problema e não pude PUBLICAR a tua mensagem. Mas vai aqui a resposta: de fato consta, conforme relação acima, que tu fizeste parte do Show Musical Caravelle no tempo em que foi gravado o primeiro e único LP do grupo.

    Estou para publicar um livro sobre cantores, cantoras e grupos musicais de Canoas, o qual espero possa viabilizá-lo ainda este ano, que se intitulará "NO TEMPO DA CUBA-LIBRE". Além do livro produzi dois VÍDEOS INÉDITO E EXCLUSIVOS contendo músicas e fotos de todos os grupos e, obviamente, o Caravelle é o que tem maior número de fotos, cujas me foram cedidas pelo hoje saudoso Paulo Osni Finger, que nos deixou no dia 03/01/2012.

    Uns dois anos antes dele partir ele me presenteou com o único LP que ele tinha, me autorizando a produzí-lo em CD se fosse do meu interesse, e do qual posso produzir um CD com todas as músicas gravadas pelo Show Musical Caravelle.

    Se houver interesse posso GRAVAR UM CD, com impressão no próprio CD com fotos do Caravelle. Mas tal terá um preço. Caso haja interesse basta me contatar via e-mail: la-stampa@ig.com.br.

    Abraços,

    Xico Júnior - Jornalista, Radialista, Historiador e Escritor.

    ResponderExcluir
  9. Antoninho!

    Lamentavelmente deu um problema e não pude PUBLICAR a tua mensagem. Mas vai aqui a resposta: de fato consta, conforme relação acima, que tu fizeste parte do Show Musical Caravelle no tempo em que foi gravado o primeiro e único LP do grupo.

    Estou para publicar um livro sobre cantores, cantoras e grupos musicais de Canoas, o qual espero possa viabilizá-lo ainda este ano, que se intitulará "NO TEMPO DA CUBA-LIBRE". Além do livro produzi dois VÍDEOS INÉDITO E EXCLUSIVOS contendo músicas e fotos de todos os grupos e, obviamente, o Caravelle é o que tem maior número de fotos, cujas me foram cedidas pelo hoje saudoso Paulo Osni Finger, que nos deixou no dia 03/01/2012.

    Uns dois anos antes dele partir ele me presenteou com o único LP que ele tinha, me autorizando a produzí-lo em CD se fosse do meu interesse, e do qual posso produzir um CD com todas as músicas gravadas pelo Show Musical Caravelle.

    Se houver interesse posso GRAVAR UM CD, com impressão no próprio CD com fotos do Caravelle. Mas tal terá um preço. Caso haja interesse basta me contatar via e-mail: la-stampa@ig.com.br.

    Abraços,

    Xico Júnior - Jornalista, Radialista, Historiador e Escritor.

    ResponderExcluir