sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pois é, parece que na vida tudo acontece por acaso

Paulo Osni Finger, criador do Show Musical Caravelle, em parceria com José Carlos Dillemburg (o Escovão), havia chegado de Caçador, Santa Catarina, fazia pouco. Servia como milico no QG da Aeronáutica. Num dado dia o também militar, sargento Edu Rocha, que tinha um conjunto de baile, havia assumido o compromisso contratual de animar o Baile das Debutantes da Sociedade Canoense de Caça, Pesca e Tiro, ainda sob a presidência de Nenê e sediada, provisoriamente, na Rua Guilherme Schell, no prédio que anos antes funcionara o Cinena Central, este comandando por Leopoldino Mattos.

O violonista do conjunto de Edu Rocha, que deveria tocar na hora das debutantes valsarem, que é o ápice da festa, o momento em que são oficialmente apresentadas à sociedade, adoeceu. Assim, Edu, juntamente com outro colega de farda e conjunto, foi à cata de Paulo Finger por saber que este tocava violino. Encontrou-o em Cachoeirinha, onde Finger ia de bicicleta prá casa de uma tia que lá morava prá filar a xepa, que era, sem dúvida, muitísimo melhor do que a do quartel. Acertados, e mesmo sem os habituais ensaios, Finger com o conjunto de Edu Rocha foram à Sociedade Canoense de Caça, Pesca e Tiro e cumpriram a tarefa de animar o baile, com Paulo Finger surpreendendo na execução das valsas, como a "Valsa das Debutantes" e a "Danúbio Azul", entre outras.

Após esse convite, o aquariano Paulo Osni Finger se motivou e, em 1958, criou o seu grupo musical, batizado de "OF e Seu Melódico". Só depois, em 1960, agregando seu conjunto com o Conjunto Monte Carlo, então dirigido por José Carlos Dillemburg (o Escovão), é que nasceu a idéia do Conjunto Caravelle.

Assim, aproveitando o que o Acervo Fonofotohistoriográfico Xico Júnior possibilita, das suas mais de 28 mil fotos, fazemos o resgate de ambos os personagens: Edu Rocha, no final dos anos 50, quando se apresentava com seu trio na Rádio Clube Metrópole, de Porto Alegre, e Paulo Osni Finger, no dia 02/09/1959.

Pois é, parece que na vida tudo acontece por acaso ... ou será mesmo o destino?

*** Para ampliar a foto basta clicar sobre a mesma.

Um comentário:

  1. Parabéns amigo Xico pelo seu trabalho e por lembrar de nós,músicos do RS!Juntos iremos brindar os 50 anos dessa banda fantástica que eu tive a honra de participar como cantor! Uma escola muito especial de grandes músicos! Parabéns Show Musical Caravelle pelos 50 anos de sucesso! Um abraço do sempre amigo...RCc.

    ResponderExcluir