quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A história dos conjuntos "Os Múmias", "Beat Machine", "Inovação" e de Norberto Prado

1968 - Início dos Beat Machine, no salão paroquial da Igreja Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco: Eloy (bateria), Norberto Prado (guitarra), Rubens (baixo) e Charles ou Carlos (guitarra base).

"Os Beat Machine", em 1970, na Sociedade Unidos do Bairro Rio Branco: Norberto Prado (solo), Carlos (guitarra base), Elizeu (baixo) e Carlinhos (bateria). 
Conforme ralatos do fundador e guitarrista Norberto Prado, foi em 1968, que a carreira teve início com a formação do conjunto "Os Múmias", que tinha como diretor Jair Teixeira, e a seguinte formação: Norberto Prado - guitarra solo, Rubens - baixo, Eloy - bateria e Charles ou Carlos na guitarra base. O grupo se formou de alunos do Ginásio Estadual Álvaro Moreira, na Vila Rio Branco, hoje promovido a bairro.

Na seqüência criaram o conjunto "Beat Machine", em 1970, também surgido no bairro Rio Branco, e que era integrado por Norberto Prado (guitarra solo e vocal), Mário Valejo ou Peninha, goje conhecido como "cover" do Roberto Carlos, como "cronner"; Charles na guitarra base, Eloy na bateria e Elizeu Jardim no baixo.
1974 - O Conjunto Inovação: Peninha (hoje cover do Roberto Carlos), na bateria; Norberto Prado, cantor; Zé, na guitarra; Bira Brasil, nos teclados; Dennis, na guitarra base e Amaro no baixo. 
A partir de 1972 surgiu o Conjunto "Inovação", cujo diretor era o Breno e tuinha como integrantes: Bira (Paulinho) no teclado; Peninha na bateria (atualmente fazendo sucesso como "cover" do "rei" Roberto Carlos; Norberto Prado no baixo e Zé na guitarra solo. O "Inovação" foi, sem dpuvidas, um dos melhores conjuntos jovens dos anos 70.

Depois Norberto Prado, que nasceu no dia 08 de maio de 1954, como conta, passou a fazer carreira solo tocando piano e teclados e, profissionalmente, tocou em boates de renome como a "Gruta Azul", "Carandache" e "Madrigal", e inclusive, por longo tempo, na Sala VIP do Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde trabalhou por 16 anos consecutivos com o show intitulado "O Som do Aeroporto", todos locais em Porto Alegre, incluíndo em seu repertório musical, canções de sucesso internacional dos anos 50 aos anos 80, passando pela Jovem Guarda e a onda nascida com o Movimento Hoodstock, despontando um estilo de música extremamente dançável e popular, mesclada com a combinação do jazz acelerado com uma forte e intermitente batida do rock. Era o tempo das discoteques ou discôs e do surgimento do filme "Embalos de Sábados A Noite" (Saturday Night Fever), estrelado pelo ator italiano, que se tornara uma éspecie de ícone da época. Nesse estilo despontava mundialmente, Donna Summer, Gloria Gaynor e Diana Ross e do grupo Bee Gees, que gozava do pico da popularidade.

Além desse locais onde se apresentou profissionalmente, atuou, ainda, na Pizzaria Sacy (no Estádio Beira-Rio), Churrascaria Mosqueteiro (Estádio Olímpico), Clube do Comércio, Shopping Rua da Praia e no Hotel Laje de Pedra, em Canela-RS.

Nesse intemezzo, Norberto Prado acompanhou cantores do primeiro naipe da música nacional, como Agnaldo Rayol, Jerry Adriani, José Augusto, Adriana, Biafra, entre outros.
O pianista e tecladista Norberto Prado, em fevereiro de 2000, quando trabalhava no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Foram 16 anos consecutivos animando os passageiros.

* Para ampliar as fotos basta um click sobre as mesmas.
** Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

5 comentários:

  1. O Bairro Rio Branco é muito rock and rool!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Linda história Norberto!!! Conhecemos teu maravilhoso trabalho e somos suas fãs número um!!! Lúcia, Natália e Irene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia, Natália e Irene!

      Se possível façam contato com este blogueiro pelo e-mail: la-stampa@ig.com.br, pois quem sabe vocês têm alguma contribuição para o livro "NO TEMPO DA CUBA-LIBRE", que estou escrevendo e que espero possa publicá-lo ainda este ano. Na 5ª feira (feriado) o Norberto juntamente com o Luiz Vilmar e o Eliseu (todos músicos e integrantes de ex-conjuntos dos anos 60) estiveram na minha casa tratando exatamente das histórias para o livro. Espero possa contar com a colaboração de vocês, seja com histórias ou fotos, ok?

      Um grande abraço!

      Xico Júnior

      Excluir
  3. Que beleza de blog! Quanta contribuições nostálgicas da música dos tempos da mocidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços, meu caro Ialmar Pio. Teu comentário é sempre motivador, assim como teus sentimentos expressos em poesias que venho acompanhando de longe há décadas, desde os esparsos encontros em botecos como o do Tio João, Kako e outros tantos mais que existiram e marcaram na vida social e amigável de muitos canoenses. Grande abraços!

      Excluir