quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Saul Castro, o primeiro gaúcho "cover" do "rei do rock´n roll" Élvis Presley

Luiz Vilmar Castro ou Nenêgo de blusa azul e no centro, dando autógrafos à fãs, Saul Castro, o "cover" do "rei do rock´n roll" Elvis Presley. 
Saul Castro, foi o primeiro "cover" gaúcho do "rei do rock´n Roll" Élvis Aaron Presley, nos anos 80.
O então jovem Saul Castro, canoense nato, que foi um dos integrantes da banda "Grupo Acapulco", ex-Os Capetas e do ex-The Cats, surgidas no bairro Rio Branco, em Canoas, foi o primeiro gaúcho que se tem notícia a se apresentar como "cover" do "rei do rock´n roll" Elvis (Aaron) Presley, com costeletas e cabelo à la "king" e uma fisionomia natural que lhe dava uma boa semelhança com o "rei". O "Élvis Presley Cover" era sempre acompanhado em seus shows por seu irmão Luiz Vilmar Castro, também conhecido como Nenêgo, que tocava guitarra base, e que pertencia também à banda "Grupo Acapulco".

Conta a filha Sônia que falar do pai Saul Castro ou Raul (seu pseudônimo) “me leva a uma nostalgia dos meus tempos de  adolescente,  quando meu pai Saul, que desde os oito anos de idade já tocava violão, que seu sonho era como o de qualquer menino. Talvez um sonho de Ícaro, um sonho que poderia ter sido realizado. Mas era mais um menino despertando para  um dom que Deus lhe deu, e que a vida não o deixou realizar. Já adolescente  Saul tocava nas festinhas e nos bailes de uma comunidade chamada Rio Branco. Talvez mais um rio de sonhos e de realizações”.

Saul Castro gravou algumas músicas em fitas cassete, em 1980. Casou com uma filha de imigrantes italianos, que vieram da Cicília com quem teve duas filhas: Sônia e Soraia. Sua meta era ser um cantor popular, pois já era conhecido como o Élvis de Canoas. Além da música Saul gostava muito de sua avó Otília e de seu irmão  Luiz Vilmar, que fazia questão que o acompanhasse nos seu show tocando guitarra base. 

"Talvez se o seu pai Manuel não o tivesse abandonado, assim como a seus irmãos, ele teria sido uma pessoa mais feliz. E mesmo assim, diante de tantas decepções que a vida lhe trouxe, sempre foi uma pessoa alegre, de espírito jovem. Sua vida era a música e ele só queria ser alguém que pudesse se destacar no mundo da música através de sua bela voz. Estão guardadas algumas músicas que ele já tinha composto. Mas infelizmente morreu no dia 28 de  janeiro de 1982, aos 42 anos de idade", revelou a filha Sônia.


Saul Castro, sem dúvida, foi o primeiro e talvez o melhor "cover" gaúcho de Élvis Presley até janeiro de 1983, quando falceu, com 42 anos. Saul Castro nasceu no dia 8 de junho de 1941. Teria sido casualiadade, já que o "rei do rock´n roll" Élvis Aaron Presley, que nasceu no dia 8 de janeiro de 1935, faleceu, no dia 16 de agosto de 1977, também com 42 anos de idade?

OBS: Este blog tem uma média de 750 a 800 visualizações por mês.

* Para ampliar as fotos basta um clic sobre as mesmas.
** Contatos via email: la-stampa@ig.com.br
.

5 comentários:

  1. tai um sebhor cantor. de voz de timbre inigualavel. mais e assim as pessoas especiais se vao cedo demais. foi como um cometa este era um cantor de verdade. pena a midia nao o ter divulgado ele faria sucesso

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sônia!
    legal saber que és filho do primeiro "cover" do Elvis e também por ter acessado o nosso blog, que nada mais é do que um resgate da música e canções de canoenses, natos ou adotivos. Em breve estará concluído um livro, muito mai rico em informações e fotos do que este blog.
    Assim, te peço a gentileza de conseguires mais algumas fotos do Saulo Castro, não só prá ilustrar o blog, mas também o livro. E conto contigo para que envie através do e-mail: la-stampa@ig.com.br tantos detalhe quanto possível sobre a história do teu pai. Além disso, sou amigo do Luiz Vilmar, teu tio.
    Abs, Xico Júnior

    ResponderExcluir
  3. caro xico venho lhe comunicar que amanha estarei enviando foto do meu pai saul para ilustrar o blog. peco tambem se nao for abusar da tua bondade, e pergunto a voce se seria possivel voce fazer uma divulgacao sobre o meu trabalho pois sou exoterica a mais de 20 anos. se for possivel ficaria muito grata beijos te admiro muito sabia.........

    ResponderExcluir
  4. oi amigo tudo bem. espero que sim. passei para lhe desejar um feliz ano novo. de muito amor prosperidade e saude. beijos da amiga sonia

    ResponderExcluir
  5. Sônia! O mesmo desejo a ti e todos os teus amados.

    ResponderExcluir