quinta-feira, 4 de março de 2010

Caravelle: Festas de destaque em clubes sociais de Canoas
Show Musical Caravelle animando um dos Baile de Deburantes do Canoas Tênis Clube. No centro, dançando, o hoje médico Rui Carlos Medina e à direita o jornalista e cronista social Xico Júnior.
Debutante falando em nome das colegas em festa que teve animação do Show Musical Caravelle. Na foto vê-se: ..., Nolar Darci Azambuja, Pirandello, Costinha, Paulo Osni Finger, ..., "crooner" Paulo Roberto Santos Netto, ... e Costinha.
Show Musical Caravelle em uma das festas-baile no Canoas Tênis Clube, nos anos 70.
 Glênio Lopes (bateria) e Edison Linck Rocha (guitarra)  

Anos dourados e diamantinos: todos os clubes, exceto o Grêmio Esportivo Niterói e o velho Clube de Bolão Gaúcho, então na Av. Victor Barreto, funcionavam em salões de festas improvisados. A Sociedade Canoense de Casça, Pesca e Tiro na parte fronteira, onde hoje existem salas locadas, enquanto que o salão social, anos depois, foi construído na parte posterior, sendo, atualmente, o mais amplo e de melhores condições. O Cssgapa tinha - e ainda tem - um salão de funcionava com dupla função: ginásio de esportes e salão de festas. E ali aconteceram os melhores e mais concorridos bailes de Carnaval e outros eventos, como o hiper esperado e concorrido Baile do Hawai, em que os freqüentadores iam, na sua maioria, fantasiados no melhor estilo havaiano, como, no caso das moças e mulheres, de sarongues e blusas multicoloridas, enquanto muitos rapazes usavam bermudas, camisas também hiper coloridas e colares havaianos. O Cssgapa, pelas suas dimensões e número de freqüentadores, eu batizei de "Municipalzinho", inspirado no badaladíssimo Baile Municipal do Rio. O Cssgapa, nos anos diamantinos e setentinos, foi palco das melhores e mais prestigiadas festas, como concurso de beleza: Miss Canoas, Miss Brotinho, Namorada de Canoas, Miss Objetiva, Garota do Ano, etc.

Em 1960, surgia o Canoas Tênis Clube, esse tido como o "clube da aristocracia", tanto que eu, como cronista social, passei a batizá-lo de "Aristocrático", nome que virou moda. O salão igualmente improvisado, como continua até hoje, passou a funcionar no que, pelo projeto inicial, seria local às canchas de bocha e bolão. Estreito e longo e com pé-direito aquém do habitual para um salão de festas. Alí aconteceram as melhores festas em termos de freqüência da chamada alta sociedade, como os "Baile do Verde-e-Branco", devido as cores do clube e que geralmente era realizado por ocasião do aniversário do clube; os jantares de casais organizados por casais comendadores da Ordem do Abacaxi:: nesses passou a haver uma concorrência para que cada edição superasse em qualidade, beleza, decoração e atrativos a edição anterior. E assim os melhores conjuntos do Estado lá se apresentavam, como o Show Musical Caravelle (esse com certeza era garantia de sucesso), Santa Paula, e tantos outros. O Canoas TC foi, também, o clube que melhores e mais prestigiados Bailes de Debutantes realiava, sempre animados por conjuntos de renome ou orquestras, todos com no mínimo três ou mais instrumentos de sopro (sax, pistão, etc).

*** Para ampliar as fotos basta clicar sobre as mesmas.
*** Deixe seu comentário. Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br

20 comentários:

  1. Muita saudade deste tempo...ehehehehehh. Lembro deste baile no Canoas Tenis Clube. Eu e o Dilson Lino, eramos os croners... Clovis Candal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clóvis !
      Que saudades deste tempo, hein ?
      Onde é que tu andas ?
      Estou morando em Blumenau e meu e-mail é :
      dilson@postmix.ind.br
      Tenho ido à Porto Alegre e só recentemente é que conseguí contato com o Rossi e o Costinha/
      abços

      Excluir
  2. Olá, Clóvis!

    Gostaria que mantivesses contato comigo via e-mail: la-stampa@ig.com.br , pois estou concluindo um livro de resgate de Orquestra de Câmara, Conjuntos Musicais, cantores e cantoras de Canoas, natos ou adotivos.

    Assim, fico no aguardo do teu contato.

    Xico Júnior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Xico !
      Sou o Dilson Lino (um dos crooners do Show Musical Caravelle nos anos de 68 à 79) e tenho bastante fotos desta bela época da Banda.
      Moro em Blumenau e meu e-mail é :
      dilson@postmix.ind.br
      aguardo retorno

      Excluir
  3. chiquinho,filho do saudoso Glenio,memoravel esse material e lembrança do grupo em que fazia meu pai....

    ResponderExcluir
  4. Angelino filho deste grande baterista Glênio.Foi muito bom resgatar essa fotoe essa lembrança...

    ResponderExcluir
  5. Oi! Angelino!

    Contata comigo via e-mail: la-stampa@ig.com.br, ok? Fico no aguardo.

    Xico Júnior

    ResponderExcluir
  6. Em Lages - SC, pelos anos 60/70 havia um regional do Dilson Lino. Tocavam muito no Clube 14. Se trata da mesma pessoa? Muita saudade daqueles tempos maravilhosos de sonhos!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que não, pois não tenho nenhuma referência sobre o nome de Dilson Lino em relação ao Show Musical Caravelle.

    Obrigado pela atenção e volte sempre!

    ResponderExcluir
  8. Olá gente,sou filho do Paulo Roberto,o que está cantando na foto....meu pai sempre me levava nos ensaios da banda,na casa do Glenio...muito bom ver essas fotos....eu tinha algumas desta epoca.Vou ver se encontro e posto aqui ok?
    saude a todos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Paulo André!

    Qual o nome completo do teu pai: Paulo Roberto ... As fotos que encontrares me passa por e-mail: la-stampa@ig.com.br , prá que eu possa postar no blog, pois só eu posso colocar fotos e textos, e também passar pro livro "NO TEMPO DA CUBA-LIBRE", que já está pronto, concluído e só falta $$$$$$ prá publicar, ok?

    Não esquece o E-MAIL: la-stampa@ig.com.br

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xico,o nome completo dele é Paulo Roerto Santos Netto.Ele que fundou o Je reviens junto com o Fernando do ó,que inclusive foi o padrinho de casamento dele..Esta foto do Glênio

      Excluir
    2. Valeu Paulo André Veronezi Netto! E desculpe a demora da resposta.

      Grande abraço Paulo André.

      Excluir
  10. O nome dele é Paulo Roberto Santos Netto
    (boca de sapo)

    ResponderExcluir
  11. Sou filha do Paulo Roberto Santos Netto(vocal) ,não tens algo gravado de algum show para que possamos guardar de lembrança ? obrigado;

    ResponderExcluir
  12. Ana Patrícia!

    O único material do Paulo Roberto que tenho é o que está postado. O teu irmão Paulo André, que já fez contatos comigo, tem as mesmas fotos que estão aqui postadas.
    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal, sou filho do Edison Linck, que está na foto tocando contra-baixo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Gostaria de saber o nome do filho do EDISON LINK ROCHA, que foi um grande amigo, colega de aula e até tentamos, no início da carreira dele como contrabaixista, atuarmos juntos num conjunto do bairro Fátima, chamado "The Pleyboys": o Edison no contra-baixo e eu de "cronner". Mas acabou nada dando certo e aí desistimos.

      Excluir
    2. Olá. Sou o filho mais velho do Edison LInck. Meu nome é Eduardo. Grande abraço.

      Excluir
  14. Valeu, Eduardo!

    Não sei se você tem fotos do saudoso amigo Edison. Caso positivo, se tiveres e puderes, gostaria de receber cópias via e-mail: la-stampa@ig.com.br, pois a partir desse blog estou com um livro e 2 vídeos prontos para serem publicados. Seria muito importante ter mais fotos tanto no livro quanto nos vídeos. Fico no aguardo de um retorno.

    Outro grande abraço prá você e continue nos prestigiando.

    ResponderExcluir