sábado, 20 de março de 2010

Monte Carlo: Um conjunto musical canoense que surgiu em 1959

Entre os tantos conjuntos que foram surgindo em Canoas, que a transformou em verdadeiro depósito de provisões de grupos musicais, cantores e artistas de teatro e televisão, como ainda veremos neste blog. O resgate é o própósito essencial deste blog específico sobre a arte musical e interpretativa.
LEGENDA - Sentados: Cláudio Alves (acordionista), José Carlos Lindemburg, o Escovão (baterista, diretor e fundador do Monte Carlo)) e Clóvis Carriconde (pianista). Em pé: Álbio Simador (contra-baixista), Paulo Deodoro (guitarrista) e Luiz Antônio (ritmista). 

 O Conjunto Monte Carlo foi criado por José Carlos Lindemburg, o ritmista Escovão, ainda em 1959, quando em Canoas, como de resto no Rio Grande do Sul, virava moda as "soirèes dançantes" e os bailes, que iniciavam, inveriavelmente às 22 ou 23 horas, e quando os jovens adolescentes se apresentavam devidadamente trajados com terno e gravata e sapatos hiper lustrosos. Outros, para um menor esforço, usavam sapatos de verniz, que mantinha o brilho pro mais tempo e sem a necessidade de muito capricho do usuário, e até virou moda nos diamantinos anos.
Nessa fase de belas e gratas revelações de novos valores para a música e para o disco, com instrumentistas de excelência musical, o Conjunto Monte Carlo gravou seu também único LP (Long Pley, em vinil) em 1962, pelo selo Copacaban, no Rio de Janeiro. Com o título "Ouça, Dance .. Peça Bis", o disco, produzido por Nazareno de Brito com  foto de capa de Mafra, tinha a seguionte formação: José Carlos Lindemburg (o Escovão, diretor e bateria), Clóvis Carriconde (piano), Cláudio Alves (acordeon), Paulo Deodoro (guitarra), Álbio Simador (contra-baixo) e Luiz Antônio (ritmo).

O encerramento das atividades do Conjunto Monte Carlo, fundado e dirigido pelo ritmista Escovão, se deu em 1960, quando em fusão com o OF & Seu Melódico, este fundado e dirigido por Paulo Osni Finger, surgiou o Show Musical Caravelle que, em termos musicais e de preferência e sucesso, foi a melhor escolha que poderia ter acontecido, pois nos anos 60 e 70, foi considerado, por diversos anos, "o melhor conjunto musical do Estado".

*** Para ampliar as fotos, bata um CLICK sobre as mesmas.
*** Contatos via e-mail: la-stampa@ig.om.br
.

6 comentários:

  1. Ola, sou ex-integrante e um dos fundadores do conjunto Monte Carlo. Adorei rever esta foto e gostaria de fazer uma correção: o conjunto foi fundado em Porto Alegre, e não em Canoas. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clovis Desessards Carriconde, amigo de juventude de quem não tenho notícias há mais de 40 anos, como faço para reencontrá-lo?

      Excluir
    2. Clovis Desessards Carriconde, amigo de juventude de quem não tenho notícias há 40 anos, como faço para reencontrá-lo?

      Excluir
  2. Obrigado pela visita. Seria importante detalhar a tua "observação como correção", pois, segundo Paulo Osni Finger, primo do José Carlos Dillemburg dos Santos (o Escovão), meu amigos, me historiou que o Montecarlo (1958) foi fundado em Canoas e depois fundiu com o OF e Seu Melódico (1958 e liderado pelo Paulo Finger), assim nasceu o Show Musical Caravelle.

    Obs, Xico Júnior

    ResponderExcluir
  3. Clovis Desessards Carriconde, velho amigo de juventude, de quem não tenho notícias há mais de 40 anos. Quem pode me informar como encontrá-lo?

    ResponderExcluir
  4. Eurito Druck!

    Restou uma dúvida, pois o e-mail veio como Eurito Druck e no final de outro texto aparece como sendo Clávis Carriconde. Aí a confusão.

    Infelizmente não tenho como informar absolutamente nada sobre qualquer dos integrantes do Conjunto Monte Carlos, com exceção do Escovão (José Carlos Dillemburg dos Santos), que conheci pessoalmente e o vi tocar em diversas ocasiões, inclusive porque era, também primo do músico Paulo Osni Finger, com quem acabou juntando o Monte Carlo e OF Conjunto Melódico, nascendo, assim, o Show Musical Caravelle. Por outra, a informação que tive tanto do José Carlos Dillemburg dos Santos (o Escovão), como do seu primo Paulo Osni Finger, ambos os conjunto foram formados e surgiram a partir de Canoas, até porque a maioria dos músico eram todos militares da Aeronáutica (Base Aérea de Canoas e V Comar - Comando Aéreo Regional), o que me assegura, até porque tanto o Finger como o Escovão eram os diretores de ambos os grupos. Daí a minha certeza da origem em Canoas dos grupos musicais Monte Carlo e o OF Conjunto Melódico. Paulo Osni Finger faleceu em 03/01/2012 e o José Carlos Dillemburg dos Santos (o Escovão) há alguns anos atrás.

    Obrigado pela atenção e continue colaborando ...

    ResponderExcluir