sábado, 20 de março de 2010

Antoninho Maciel: reconhecido como um dos melhores violonistas do Estado


Antoninho Maciel, um dos mais reconhecidos violonistas do Estado, no início da sua carreira profissional.

Antoninho Maciel, assinalado pela seta, numa das ocasiões em que acompanhou a inesquecível "Pimentinha" gaúcha, Elis Regina.

Aqui Antoninho Maciel recebendo um LP (Long Play, vinil) do cantor, também gaúcho, Nelson Gonçalves, após apresentação de um show do afinadíssimo "Rei da Voz".

Antoninho Maciel, que sempre se mostrou solícito, aqui numa apresenta de um grupo de samba de Canoas em exibição no Cssgapa, em Canoas-RS.

Antoninho Maciel, que por longos anos morou em Canoas, no Bairro Niterói, tornou-se consagrado como violonista e cavaquinista, professor e representante da Ordem dos Músicos do Rio Grande do Sul, em Canoas e Porto Alegre, e foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores expoentes do violão e do cavaquinho no Rio Grande do Sul, nos anos 50 e 60.

Fez parte do "Clube do Choro de Porto Alegre", que em 2008 completou 20 anos, além de ter sido reconhecido, através do espetáculo musical "Choros, Sambas e Bossas", que homenageou, além do próprio Antoninho Maciel, craques da música (mpb), como Lupicínio Rodrigues, Túlio Piva, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Cartola, Chico Buarque, entre outros.

Antoninho Maciel liderou, nos anos 50, o Regional da Rádio Farroupilha, que era formado por dois violões, Zico e Japonês, e pandeiro de Tatão e o cavaquinho do próprio Antoninho Maciel. Esse Regional, que fazia parte do elenco de contratados da Rádio Farroupilha, na fase em que pertenceu aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, acompanhou a apresentação de inúmeros artistas de renome nacional da época, como Nelson Gonçalves, Elizaeth Cardoso, Emilinha Borba, Linda e Dircinha Batista, entre tantos mais.

*** Para ampliar as fotos basta um CLICK sobre as mesmas.
*** Contatos via e-mail: la-stampa@ig.com.br
.

Um comentário:

  1. Fui aluno de violão dos anos de 1987 a 1989. Gostaria de saber o paradeiro dos familiares dele. Grato. Arthur
    arthurchrs@hotmail.com

    ResponderExcluir