sábado, 20 de março de 2010

Tony Geraldo, Clóvis Candal e Ruy Andrade: três canoenses que tentaram o sucesso nacional



Canoas, especialmente nos anos 60 e 70, foi um verdadeiro celeiro de excelentes músicos e grupos musicais. Inclusive teve representantes que buscaram o sucesso nas carreiras como cantores e como atrizes. No primeiro caso os destaques ficam com os cantores Tony Geraldo e Clóvis Candal, que iniciaram a carreira, propriamente dita, como "crooners" do Show Musical Caravelle, esse o grande nome na música das duas décadas no Estado.

O primeiro a investir na gravação de um disco, CS - Compact Simples, foi Tony Geraldo, pelo selo Chantecler, em 1969, tendo na face "A" a faixa "Vou Tomar Conta de Mim", e na face "B" "E Por Isso Vou Embora", disco que tem apresentação do radialista Marne Barcelos, então da Rádio Itaí, de Porto Alegre. Tecnicamente o disco tem direção artística de Braz Baccarin e como técnico de som, Alberto Calçada. A foto de capa é de Oswaldo Micheloni, enquanto que os arranjos e a regência foram de Poly.


O cantor Clóvis Candal gravou seu CS - Compact Simples (vinil) pelo selo ISAEC / América, com sede em Porto Alegre, em 1979. Do lado "A" a música "Viva, Glória, Amor" composição de autoria de Moacir Franco, e do lado "B" a canção "Perdão Por Amor", composição de Genival Lacerda e Clóvis Candal. No Rio de Janeiro Cóvis Candal gravou mais CD Simples (vinil) , como está ilustrado neste blog, inclusive participando de um CD digital "Cantores do Rádio - Vol. 2" com 28 músicas e da Gravadora EMI, Série Bis, lançado em 2003, onde dividiu espaço com renomados cantores da época, como Cauby Peixoto, Linda Batista, João Dias, Jorge Veiga, Agnaldo Rayol, Isaura Garcia, Dalva de Oliveira, Sílvio Caldas, Luciene Franco, Dolores Duran e Roberto Luna, comparecendo, no Lado "A", com a música Confissão e no Lado "B" com Roberta (da canção original italiana gravada por Peppino Di Carpi).
Em 1962, Clóvis Candal grava um compacto (vinil) com a música "Confissão", no ano seguinmte, 1963, comparece no mercado discográfico com a "Machinha da Pipoca" e em 1964, grava novo CD (vinil) com a canção italiana "Roberta". Da mesma forma, porém, que Tony Geraldo, não teve sorte e não decolou para o sucesso da forma almejada. E seu início de carreira foi também como "crooner" do Show Musical Caravelle, grupo musical originário de Canoas e que se tornou o expoente nos três estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Depois de ter deixado o Rio Grande do Sul, Clóvis Candal foi para o Rio onde, em 1962, assinou contrato com a Gravadora Copacaba e, com o acompanhamento da Orquestra de Hector Lagna Fietta, lançou o calipso "Coração Biruta" e o bolero "Palhaço", ambos composições de Eleu Salvador. No mesmo ano gravou o bolero "Confissão"
CD (digital) lançado pela Gravadora EMI, Série Bis, em 2003, onde Clóvis Candal comparece com  duas canções: "Confissão" e "Roberta".

DICOGRAFIA - 6 CD (Compact Disc, de vinil)
1962 - Confissão e Sem Querer - Selo Copacabana
1963 - Marcha da Pipoca e Chegou a Hora - Selo Copacabana
1963 - O Pecador e Quem Depois de Mim - Selo Copacanana
1963 - Hora Final e Desde Aquela Noite - Selo Copacabana
1964 - Roberta e Sem Ti - Selo Copacabana
1979 - Viva, Glória, Amor (de Moacir Franco) e Perdão Por Amor, (de Genivaldo Lacerda e Clóvis Candal), gravado pelo selo ISAEC/América. 
2003 - É lançado o CD (digital) "Cantores do Rádio - Vol. 2" - Série Bis, com 28 músicas, Candal interpretando: "Confissão" e "Roberta". Além dessas participações em CD (digital), Clóvis Candal tem músicas inseridas na série "O Amor Está No Ar" - Coletânea: Vol. 6 com "Sem Querer"; Vol. 8 com "Confissão"; Vol. 9 com "Quem Depois de Mim"; Vol. 10 com "Palhaço" e no Vol. 11 com "Desde Aquela Noite".

Ruy Andrade: legenda vocal de Canoas
O cantor Ruy Andrade, cuja carreira iniciou nos anos 60, tendo, inclusive, participado do conjunto Cláudio E Seus Goldfingers e do LP (Long Play, em vinil), gravado no ano de 1967, pelo selo Chantecler, tornou-se advogado, mas jamais deixou de cantar. Hoje, sempre que convidado ou contratado, segue sua carreira solo e, na maioria das vezes, acompanhado pelo filho BJ (Caio Luminatti Andrade).
Neste CD (digital), titulado "Ruy Andrade e BJ - Pai, Filho e Espírito de Porco", como se poderá constatar, gravaram inesquecíveis sucessos, com o predomínio das românticas músicas italianas, estilo que combina com perfeição à voz do ex-crooner Ruy Andrade, como: 1) Sol e Mar - 2) Fascinação - 3) Io Che Non Vivo Senza Te - 4) La Mia Storia Trale Dita - 5) La Barca - 6) Deusa da Minha Rua - 7) Sonho de Uma Noite de Verão - 8) Roberta - 9) Un Grande Amore e Niente Più - 10) Canto de Ossanha - 11) Dio Come Ti Amo - 12) Io Che Amo Solo Te - 13) Cose Della Vitta e 14) Fumo Nel Iochi.
Ruy Andrade, que também comemora "jubileu de ouro"como cantor, iniciou no Conjunto Apache, pontificado pelo excelente e saudoso guitarrista João Mello, Sheibel na guitarra base, Padilha ou Chupa-Cana no contrabaixo e bateria. Tempos depois Padilha saiu e entrou o ritmista e baterista Renato Tups ou Foguinho, enqauanto que Cláudio Alves era o tecladista. Nos instrumentos de sopro o pistonista Rochinha e o saxofonista Feijó.

Ruy Andrade, ao longo de sua carreira de "crooner" e cantor, que inicou no anos de 1960, portanto há meio-século de profissionalismo, passou pelos conjuntos Apache, Sayfers, depois denominado de Samuara. Passou, ainda, pelo Conjunto Diamantes, Cláudio e Seus Goldfingers, Primo Sete e Paulo Coelho. Fez diversos comerciais para a televisão e gravou o Hino do Grêmio, quando o hino teve a letra mudada para "sete anos de glória. A partir de 1973 tentou carreira em São Paulo, onde permaneceu até 1975, cantando, cantando na casa de samba "Vila".

Retornou para Canoas onde curso a faculdade de direito na Universidade Ritter dos Reis. Nesse meio tempo retornou para o Conjunto Pepe Show, quando em 1981 encerrou a carreira profissional como "cronner".
Quando o filho Bj completou 13 anos, e percebendo sua vocação musical o presenteou com um teclado e aos 16 anos de idade já acompanha o pai Ruy nas diversas apresentações, até que resolveui ram gravar um CD (digital), intitulado "Pai, Filho e Espírito de Porco".

Mais informações e fotos da carreira do cantor Ruy Andrade, Apache e Sayferes estaremos postando dentro em breve. Aguardem!  

*** Para ampliar as fotos, basta um CLICK sobre as mesmas. 
*** Contato pelo e-mail: la-stampa@ig.com.br
.

10 comentários:

  1. Olá,sou casado com a filha do toni geraldo,temos uma filha de 15 anos e moramos com a ex mulher do toni Maria helena na qual ele compos até uma musica para ela na época (helena e ciumenta)moramos em poa abraço Rogério

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rogério!
    Bom tê-los entre os apreciadores do meu blog. Gostaria que fizesse contato via e-mail (la-stampa@ig.com.br), pois estou concluíndo um livro com o mesmo título e gostaria de saber se vocês têm mais fotos e informações sobre a carreira do Tony Geraldo para incluir no livro.
    Faça o contato: será super interessante, ok?
    Abs a todos aí, Xico Júnior

    ResponderExcluir
  3. Como fã de Tony Geraldo gostaria de saber por onde ele anda, bem como seu nome completo, data e local de nascimento, para completar meus dados sobre este grande cantor.

    ResponderExcluir
  4. E cadê o link para download desse compactos? Afff... De nada adianta ter um blog e não ter um link pra download dessas músicas, ô idiota!

    ResponderExcluir
  5. Respeitoso RAFAEL! Deixe de ser idiota e faça como eu: procure na internet. Se encontrar algum vídeo manda também prá mim, ok?

    Não vês que são apenas capas de CDs (Compacto Simples - vinil). E aí, quem é o idiota?

    Não esqueça, se encontrares na internet manda cópia dos vídeos prá mim postar, combinado?

    ResponderExcluir
  6. Educado Rafael!

    Tenho todas as músicas desses cantores em discos vinil e acabei de passar para MP3. Mas só vão estar disponíveis em CD Digital, que acompanhará o lançamento do Livro "No Tempo da Cuba-Libre". Assim que for publicado estarei dando divulgação neste blog e em outros que mantenho, no Facebook e no Orkut.

    Com o livros poderás ter cerca de 200 músicas, uma grande parte resgatadas nos anos 60 e 70.

    Tá ok?

    ResponderExcluir
  7. O Tony Geraldo também gravou com o nome de Geraldo Kristy,não é verdade ?

    ResponderExcluir
  8. Verdade, o canoense Tony Geraldo em 1977 gravou um LP vinil com o título de "Sem Fronteiras", pelo selo Beverly.

    ResponderExcluir
  9. Como esse Rafael poderia ser educado se, provavelmente, seus responsáveis não lhe deram a educação devida? Ora, ele deveria estar grato só pelo fato de essas infomações deste blog estarem disponíveis. Ele poderia, perfeitamente, tentar localizar os links que ele procura em outras páginas, sem insultar quem nunca lhe fez qualquer ofensa. Será que ele o faria cara-a-cara?

    ResponderExcluir
  10. Druca! Muitas vezes a gente tem que fazer valer o senso da paciência, pois nem todos aprimoraram a inteligência com a qual nasceram e nem se ativeram a buscar saber o que é ser educado ou não tiveram a oportunidade dessa orientação.

    Por isso, como o Rafael deixa transparecer, desconhece até mesmo o que é uma capa de LP ou CD e não consegue diferenciar entre capas e vídeos. Aliás, nos anos 60 e 70 nem havia internet e muito menos vídeos. Portanto, ...a que se desculpar a ignorância de certas pessoas.

    ResponderExcluir