sexta-feira, 19 de março de 2010

Paulo Henrique: Um canoense que fez sucesso nacional com a música "Uma Lágrima"




Paulo Henrique, foi cantor e compositor de relativo sucesso nas décadas de 60 e 70, destacando-se, fundamentalmente, coma música "Uma Lágrima", que se tornou sucesso no Brasil inteiro. Apresentou-se nos mais diferentes e famosos programas da televisão da época, como Silvio Santos, Jovem Guarda, Chacrinha e na TV Piratini de Porto Alegre.

Entre as músicas que gravou um CS - Compacto Simples, em 1968, onde interpretou "O Calendário" (versão de Vanusa) e "Tanta Coisa", disco lançado pelo sela RCA Victor. No ano seguinte lançou  novo Compacto Simples, também pela RCA, com as músicas: Lado A - "Flor, Paz e Amor" e no lado B, "Uma Lágrima", essa que estourou no Brasil inteiro.

Em 1978 já lançou o CD - Compacto Duplo, pelo selo Chantecler, contendo do lado "A", "Uma Lágrima" e "Te Chamo Para Despedir-me", e no lado "B", "Cara de Cigana" e "Tema de Márcio" (Oração de São Francisco). Três anos depois, em 1981, novo CS - Compact Simples com as músicas: "O Palhaço" e "Cansado de Tanto Chorar".

Paulo Henrique morava com sua mãe, na rua Rio Grande do Sul, no Bairro Mathias Velho, em Canoas, Rio Grande do Sul. Depois, ao atingir o sucesso já no final da década de 60, sua mãe foi com ele para São Paulo, vindo a falecer já nos anos 70. E, conforme declarações da jornalista Edna Thereza, do radialista Jota Pedroso e de Milton do site TV Piratini Canal 5 RS - Memórias, Paulo Henrique faleceu de câncer em 1988, em Porto Alegre, na rua Epitácio Pessoa, onde viveu seus últimos anos de vida. Quando Paulo Henrique se apresentava no Programa "Sílvio Santos", este o anunciava e dizia "O Anjo Triste", provavelmente pelo seu olhar um tanto lânguido

Assim fica aqui  esta colaboração e o resgate dos valores canoense pela importante contribuição à música popular brasileira. As informações foram obtidas através do site do radialista Jota Pedroso e de pesquisas juntos a outros sites na internet.
Vídeo com PAULO HENRIQUE interpretando "UMA LÁGRIMA": seu maior sucesso.


*** Para ampliar as fotos bata um CLICK sobre as mesmas.

22 comentários:

  1. Parabéns por esta homenagem ao saudoso cantor Paulo Henrique. Eu gostaria de perguntar umas coisas: É verdade q ele tinha o apelido de "Anjo Triste"? Ele nao gravou nenhum LP, só compactos? Vc poderia postar estas musicas dos compactos pra download? É muito difícil encontrar músicas do Paulo Henrique pra baixar.

    ResponderExcluir
  2. Caro, Nilson!
    Lamentavelmente o vídeo de PAULO HENRIQUE com a canção "UMA LÁGRIMA" foi retirado da internet por violação. Mas como eu havia salvo antes de retirarem, aí vai o único vídeo com Paulo Henrique cantando "Uma Lágrima", e você poderá fazer o download.
    Por outro, Paulo Henrique só gravou CD duplos, em vinil, assim não há nenhum LP (vinil).

    ResponderExcluir
  3. CAROS LEITORES!
    Estou finalizando um SLIDESHOW inédito e histórico com a Orquestras de Câmara de Canoas, Coral de Canoas, Show Muscal Caravelle, Conjunto Apache, Conjunto Sayfers, Conjunto Monte Carlo, os cantores: Paulo Henrique, Ruy Andrade, Clóvis Candal, Tony Geraldo, entre outros.

    Além do slideshow, estou preprando um livro sobre esse mesmo tema e, depois de concluído acompanhará um CD com canções de todos eles. Será um lançamento inédito no gênero.

    Quem desejar adquirir basta entrar em contato via e-mail: la-stampa@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ah! Quanto ao apelido de "Anjo Triste" é a primeira vez que ouço falar. Desconhecia e desconheço, ok?
    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. No programa Os galans cantam e dançan de Silvio Santos, proprio Animador quando anunciava Paulo Henrique como Anjo Triste e ele parecia meio triste mesmo

    ResponderExcluir
  6. Aos que estão fazendo esse trabalho maravilhoso de resgatar a memória, no caso do cantor Paulo Henrique, meus parabéns. Sou do interior de São Paulo e curti muito esse cantor, principalmente com a música 'uma lágrima'. Paulo Henrique não era triste. Tinha só jeito de triste. Por dentro era uma pessoa alegre me conta o jornalista João Tureta que foi amigo dele.

    ResponderExcluir
  7. Ao "Anônimo Paulista" os agradecimentos pelo prestígio. O fato de chamá-lo "O Anjo Triste", como o chamava Sílvio Santos, era pelo seu jeito aparentemente tímido e seu olhar lânguido.
    Abs, Xico Júnior

    ResponderExcluir
  8. Muita saudade, deste grande cantor, que nas tardes de domingo abrilhantava no programa Os galãs cantam e dançam, era sucesso absoluto quando adentrava nosso querido Paulo Henrique para cantar,houve na epoca comentario a respeito de um elemento que estaria tendo um caso com o cantor ali na antiga boca do lixo de S;Paulo, depois assunto sobre drogas, etc, resumindo Paulo era muito amado por todos que Deus o tenha, em sua memoria, seus fas, Jundiai. S.Paulo. saudades.

    ResponderExcluir
  9. Eu procurei por noticias desse ser que eu amava tanto e continuarei a amar..muito triste em saber q faleceu o meu anjo triste..... Saudades !!!

    Eliane Marina

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber dia mês e ano que ele morreu já liguei em vários cemitérios mas ainda naõ encontrei o nome dele era luiz Paulo Henrique amorim

    ResponderExcluir
  11. devemos ligar para os cemitérios para saber exatamente quando ele morreu seu nome era luiz Paulo Henrique amorim

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Primeiramente gostaria de saber como você conseguiu confirmar o nome completo do cantor Paulo Henrique. Em segundo lugar, ele faleceu em 1988: de repente ele não tinha túmulo perpétuo e aí complica ainda mais saber o dia e local onde foi enterrado. Deixo a sugestão que faças uma visita ao "Cemitério da Montanha", que ficava próximo ao Estádio do E. C. Cruzeiro. Talvez lá consigas melhores informações. /// Se conseguires me faça a gentileza de fotografar a passar a foto e as informações para o blog, ok?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. ola em breve estarei contando muitas coisas sobre Paulo Henrique.

    ResponderExcluir
  14. ola sei que o nome dele era luiz Paulo Henrique amorim porque ele me falou.namorei o Paulo Henrique durante quase dois anos 69/70 nunca conheci ninguém de sua família .na época ele morava num apartamento na avenida paulista mas naõ lembro o numero uma vez ele me levou para jantar no bar brhama no shou de Cauby Peixoto que na época cantava sempre la.ele também tinha uma sala alugada em jundiai no edifício loboda terceiro andar sala 36 .ele sempre estava cantando no restaurante o balaio e na choperia cristal também em jundiai

    ResponderExcluir
  15. ola sei o nome do Paulo Henrique porque ele me falou.namorei ele por quase dois anos 69/70 na época ele morava em um apartamento na avenida paulista mas naõ lembro o numero.seu carro era um miura vermelho.tambem alugava uma sala no edifício loboda em jundiai terceiro andar sala 36 estava sempre se apresentando em jundiai no restaurante o balaio e cristal chop .uma vez ele me levou para jantar no bar brhama no shou de Cauby Peixoto que na época cantava toda semana la.

    ResponderExcluir
  16. ola dizem que ele morreu em 1988 mas eu tenho quase a certeza que eu vi ele cantar nos anos 90 no programa da ebe Camargo.

    ResponderExcluir
  17. Caro internauta!

    Se ele morreu em 1988, e esta informação eu tenho de fonte segura, impossível tê-lo assistido no Programa da Hebe Camargo. Só se foi uma gravação que foi reapresentada. Nada há outra forma de ver na TV alguém que morreu em 1988 se apresentar em 1990. Ou existe?

    ResponderExcluir
  18. olá xico junior.eu sou aquela que namorou o Paulo Henrique.infelismente naõ posso me identificar.mas gostaria que você falasse com o j Pedroso e pesquisar se o nome do Paulo Henrique era mesmo luiz Paulo Henrique amorim .eu queria mandar uma mensagem para ele mas ele naõ aceita anonimato.e eu gostaria muito de saber onde seu corpo esta enterrado.obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá, Anônima!

    Infelizmente não tenho como te ajudar nessa empreitada, pois a maioria dos comentários que tenho recebido são de pessoas que se apresentam como "anônimos".
    Agradeço a tua atenção, mas seria interessante que, através de e-mail, que será sigiloso, possas te identificar e assim termos um contato mais claro e aberto.

    Abs, Xico Júnior

    ResponderExcluir
  20. olá xico, sou a anônima que namorou o Paulo Henrique,estou vendo por aqui se consigo encontrar alguém que tenha foto dele cantando no cristal chopp ou no restaurante balaio aqui em jundiai,se eu encontrar eu me comunico.

    ResponderExcluir
  21. As informações sobre a morte dele não são verdadeiras, digo, sobre o ano, o local e a causa. Paulo Henrique morreu em São Paulo no ano de 1985 de um infarto fulminante. Ele morava num apartamento perto do centro da cidade.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Seria interessante, para se poder dar credibilidade à fonte, que citasse no comentário o nome do autor da informação e alguns dados que desse substância à informação.

    Abraços!

    ResponderExcluir